O impacto direto do aumento da taxa de câmbio e do frete marítimo nas importações.
- bruno5529
- 7 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de mar. de 2021

Dentro do cenário atual do Comercio Exterior, as empresas vêm enfrentando grandes problemas com a taxa cambial e o frete internacional. Vamos explorar os pontos chaves da variação cambial e o que está ocorrendo com o mercado de fretes internacionais e analisar os seus impactos na economia.
VARIAÇÃO CAMBIAL
A variação do câmbio afeta a suas importações? A resposta curta é sim. Mas você entende exatamente como isso ocorre ou por que isso é tão importante para o seu negócio?
Por diversos motivos a variação cambial ocorre, mas há alguns fatores bem importantes ditam a cotação do dólar;
- Déficit da balança comercial: quando o Brasil importa mais do que exporta, a oferta de dólares diminui, o que puxa para cima a cotação da moeda;
- Juros dos Estados Unidos: quando os juros americanos sobem, a tendência é que investidores no Brasil levem seu dinheiro para os Estados Unidos, por conta da confiança econômica, e baixo risco de ruptura.
- Política monetária: quando a taxa de juros nacional, a SELIC, reduz o valor dos juros, tornando o mercado Brasileiro não mais atrativo para os investidores internacionais, causando uma escassez de dólar circulando internamente no país, como consequência a valorização da moeda estrangeira.
- Política cambial flutuante: é o mercado quem determina o câmbio através da oferta e demanda. Por isso, o dólar sobe e cai todo dia. Intervenções do Banco Central são pontuais e focam apenas em suavizar flutuações de curto prazo.
FRETE MARÍTIMO
Também, como a variação cambial, a resposta é sim. Os altos custos do frete marítimo internacional têm impactado diversos setores da economia, que aumentou o seu custo em mais de 200% nos últimos meses.
O frete de contêineres no trecho China x Brasil que girava em torno de US$ 2.500 (R$ 12,9 mil) chegou a patamares até 4 vezes maiores que esse valor, de acordo com dados do Shanghai Containerized Freight Index.

(dados de valores de frete Shanghai Containerized Freight Index)
Por conta do desabastecimento da cadeia produtiva registrado neste ano, em função da pandemia de Covid-19, o preço do frete marítimo diminuiu no 2º trimestre de 2020, chegando a valores de US$ 700,00 por Container, mas isso não sustentou os aumentos nos trimestres seguintes.
De acordo com especialistas do setor, o transporte marítimo de contêineres está sob forte pressão por esse aumento de preços, por conta do impacto combinado sobre os sistemas de logística com capacidade reduzida, devido ao aumento de números de funcionários infectados pelo COVID-19, quarentenas e regras de distanciamento social, somados à disparada na demanda do consumidor e transtornos na produção industrial causados pelas quarentenas. A disponibilidade de containers no mercado não acompanhou o aumento da demanda.
Com a previsão da pandemia ainda em crescimento em vários países no início de 2021, é previsto que no primeiro semestre a cadeia logística ainda seja muito afetada ao redor do mundo, o que deve continuar provocando a falta de contêineres e a alta do preço do frete, que vai impactar importadores e exportadores em todo mundo.
COMO ESSES DOIS FATORES AFETAM DIRETAMENTO O CUSTO DO PRODUTO IMPORTADO
Para demonstrar em valores e como eles influenciam os custos, iremos utilizar uma planilha de importação (Modalidade Conta e Ordem) para analisar os impactos no valor final da operação.
Dados básicos da mercadoria:
Valor da Mercadoria: US$ 20.000,00
Origem: China
Destino: Itajai - SC
Quantidade (kg): 27.000kg
Container: 1x 20FT
Cenário 01 (Abril/2020)
Cambio: US$ 1,00 /R$ 5,00
Frete Marítimo: US$ 2.000,00

(simulação IMP001)
Custo final da operação IMP001: R$ 163.238,09
Cenário 02 (hoje)
Cambio: US$ 1,00 /R$ 5,50
Frete Marítimo: US$ 8.500,00

(simulação IMP002)
Custo final da operação IMP002: R$ 239.958,32
Avaliação final
Custo final da operação IMP001: R$ 163.238,09
Custo final da operação IMP002: R$ 239.958,32
Delta % de crescimento: 46,999%
Resumindo, analisando o resultado comparado em abril de 2020 com março de 2021, o valor total das operações aumentou em 47%. Esse aumento de custo é diretamente absorvido pelo importador e repassado para o valor final do produto, por isso vemos um aumento deliberado no custo dos produtos importados ou de produtos que utilizando de matéria prima importada para sua elaboração.




Nota 10 artigo ! Parabéns pelo profissionalismo!!